domingo, 20 de dezembro de 2015

Resumo do jogo : Pica / Pevidém

O Pevidém deu ontem mais um passo importante ao ir vencer em casa de um concorrente directo, o Pica, por três bolas a uma. No ultimo jogo do ano civil, os jogadores do Pevidém quiseram passar o Natal com a sensação de dever cumprido. Fizeram-no, e de que maneira!! Num jogo muito quente num terreno sempre complicado, os "Cavaleiros de São Jorge" mostraram para quem tinha dúvidas de que são a melhor equipe deste campeonato. Ao ponto de um jornal fafense ter escrito que é uma equipe experiente (?), equilibrada em todos os sectores, à custa do protocolo que tem com o Vitória. Esqueceram-se foi de dizer que esse protocolo é no âmbito da formação e que a formação desse plantel nada tem a ver com isso, e que o orçamento do Pica é 4 a 5 vezes superior ao nosso. O Pevidém conseguiu vencer o jogo em inferioridade numérica durante os 94 minutos disputados. O Pica teve três reforços de última hora, o que confesso, me deixou por vezes com a visão turbada e peço já desculpas se escrever algo de incorrecto, pois trechos do jogo há de que não tenho memória. Mas aquilo de que me lembro chega para me deixar orgulhoso e deliciado! Lembro-me por exemplo de algumas jogadas de ataque estruturado e apoiado entre os laterais e os extremos, com o apoio dos médios interiores, dignas da primeira liga! não, não estou a exagerar. Lembro-me do Kevin a inaugurar o marcador, ao encostar junto ao poste, à matador. Lembro-me do Rui Neto a defender um penalty inventado pela equipe de arbitragem. Lembro-me também de um livre superiormente marcado pelo Faria, mesmo na "gaveta". Lembro-me de uma jogada de ataque fantástica do Kevin finalizada por Sotero Martins, que me dedicou o golo (só não chorei por vergonha!!). Lembro-me de momentos de classe a lembrar outros patamares. mas lembro-me sobretudo de sair daquele relvado com a satisfação de ter participado na formação de um grupo fantástico, unido, forte, determinado e... humilde! com respeito pelo adversário mas com ambição. Foi também e sobretudo um jogo intenso, bem disputado entre duas boas equipes, com um vencedor justo, a justificar outra tipo de afluência nas bancadas. A Vila de Pevidém não está de parabéns mas sobre isso falarei mais tarde. Equipe Inicial: Rui Neto, Faria, J. Costa, Luis Faria (Cap), Peixe, Xico, Rui André, Deco, Fabinho, Kevin e Ribeiro. Jogaram ainda Nando, Sotero e Canudo. Suplentes não utilizados mas úteis: Edu, Fumega, Crista e David Não convocados mas sempre presentes: Bruno, Diogo Pinto, Pedro Lopes (e Ruca - o nosso Cameraman foi impedido pelos responsáveis do Pica de filmar o jogo). Lesionados: Haashim Domingo Arbitragem: muito mal!!! apesar de simpáticos e comunicativos, usaram de uma dualidade de critérios no capitulo disciplinar perfeitamente anormal. Chico foi "amarelado" no primeiro minuto de jogo deixando adivinhar um critério rigoroso. e assim foi, mas só para os azuis. No capitulo técnico, ficaram dois penaltis flagrantes por marcar a favor do Pevidém, um a favor do Pica, e foi assinalado um que não teve razão de ser contra o PSC. é verdade que o jogo nem sempre foi fácil para os Juízes, mas exige-se bem melhor e estou convencido que conseguem fazê-lo. Tenho demasiados amigos em Fafe e apreço por aquelas gentes para comentar a recepção que algumas pessoas da Pica nos reservaram. Não iremos retribuir, por uma questão de educação e até porque deverá ser a ultima vez que estas equipes se vão defrontar. E para terminar, um pouco de humor: Rui Neto foi agredido por um jogador do Pica no final da partida junto à entrada para os balneários. Como jogador correcto, que é, não retribui e deitou-se no chão para não dar aso à continuação do acto e para que o juiz da partida interviesse. Contudo, o efeito foi contrario à sua intenção. O Juiz da partida comunicou-me que o nosso jogador tinha insultado as mães de todos os jogadores e adeptos do Pica e de que iria escrever isso mesmo no relatório. sem comentários. E quando pensávamos que tudo estaria mais calmo, o absurdo entrou-nos pelo balneário dentro, em doses industriais!!! O Guarda Principal Alves (nem sabia que havia guardas principais) abordou-me para me comunicar que as forças de segurança iriam abandonar as instalações, que estávamos por nossa conta e risco, porque tínhamos sido os causadores dos distúrbios no final do jogo. O homem substitui a galocha pelo martelo cego da justiça!!! Despiu a farda do zelador da segurança pública pela túnica do Juiz, emitindo opiniões e juízos de valor, tomando a decisão de virar as costas às suas responsabilidades. Ó Santa ignorância!!! que gozo me deu quando exigi que ele se identificasse!! Ele não achou necessário fazer o mesmo. de qualquer forma, eu fi-lo. o meu nome é Machado. Rui Machado."





Sem comentários:

Enviar um comentário