domingo, 22 de maio de 2016

Pevidem sport clube

Rumo ao Pró-Nacional?
Dia verdadeiramente louco ontem para os adeptos do Pevidém Sport Clube.
A jornada arranca com o Pevidém a jogar em vários campos. o objectivo era conseguir o melhor terceiro lugar e uma possível entrada directa na divisão mais alta divisão da AF Braga.
Para atingirmos o terceiro lugar, precisávamos de vencer e que o Ruivanense não o conseguisse. Cedo o Ponte deu uma ajuda ao adiantar-se no marcador em Ruivães. Nós venciamos tranquilamente por 3 bolas a 0. As equipes de Famalicão reagiram e no nosso jogo, o S. Cosme chegaria mesmo ao empate. Acabariamos por vencer por 4 bolas a 3 na conversão de um livre directo ao minuto 89!!! enquanto isso, o Ponte acabaria com as pretensões do Ruivanense ao vencer por 4 a 2.
Terceiro lugar garantido. Agora, era preciso ser o melhor terceiro das duas séries.
Por inexperiencia nossa (mea culpa), aceitamos antecipar o nosso jogo para as 15H00 quando na série A os jogos dos clubes que poderiam alcançar o terceiro posto começaram às 16H00. ora, nos até podemos ser ingénuos, mas a Associação deveria ter cuidado com estas situações e nunca deveria ter permitido que isso acontecesse.
Mas nem isso chegou! O Martim vencia por duas bolas a zero aos 20 minutos da segunda parte e era o melhor terceiro. Mas o Celeirós não estava para fretes e chegou ao empate. Éramos novamente o melhor terceiro. Entretanto, o Cabreiros vencia por uma bola a zero na casa do campeão Esposende mas precisava de marcar mais dois.
Às 18H00, estava confirmado: o Pevidém Sport Clube era o melhor terceiro classificado da Divisão de Honra. a haver uma vaga para subir, é nossa!!!
E como pode haver uma vaga? neste momento há pelo menos três hipóteses. Vejamos:
Os regulamentos são claros: se não descer nenhuma equipe filiada na AF Braga dos nacionais aos distritais, abre-se uma vaga do Pró-Nacional para o CPP e por conseguinte uma da Honra para o Pró-Nacional.
Na prática, se o Arões não descer de divisão, o CCD Sta Eulália sobre ao CPP e o melhor terceiro da Honra, o Pevidém, ocupa a vaga deixada pelo melhor segundo do Pró-Nacional.
Toda a semana fomos induzidos em erro pelos vários sites de comunicação social e de desporto dando o Arões como 5º classificado com os mesmos pontos do Trofense na sexta posição quando na realidade essas posições estavam invertidas. Isto porque o primeiro critério de desempate é o confronto directo, onde o Trofense supera o Arões.
O "carrosel de emoções" continuou quando nos chega a notícia de que a Oliveirense estava a ganhar em Arões. Quando chegamos ao campo do Arões, já o jogo estava empatado e explodimos de alegria quando chegaram ao golo da vitória, dando a volta ao resultado.
Foi aí que os adeptos fafenses nos informaram que, afinal, o Arões ainda não tinha garantido a manutenção e que ainda teria de jogar nos play-off, numa primeira fase, contra o Vila Real, ficando ainda quatro clubes, e posteriormente um ultimo play-off. ou seja, dos 8 sextos classificados das séries de manutenção do CPP, Descem 6 e ficam 2. Se o Aroes for uma dessas duas, o Pevidém tem a subida garantida pelos regulamentos! É caso para dizer: FORÇA AROES!!!!
Outra hipótese advém de um possível convite ao Sta Eulália para subir, na sequência de alguma desistência de algum clube do CPP e/ou de alguma das 18 associações continentais e duas insulares não quererem a vaga que lhes pertence, o que não seria inédito.
Nesse caso, a primeira associação a colocar outra equipe nos nacionais seria a do Porto e depois a de Braga, por serem respectivamente as associações com mais filiados no futebol masculino sénior. Ou seja, é preciso que haja duas desistências para que o Pevidém tenha a subida garantida. Difícil mas perfeitamente possível.
Existe também a possibilidade menos simpática mas válida de haver novas vagas nos nacionais na sequência do recente caso de jogos combinados na segunda liga. Se for provado, esses clubes serão despromovidos para os distritais abrindo uma ou até mais vagas a equipes da nossa associação para os nacionais.
Há finalmente outra situação que, apesar de não encontrarmos nada nos regulamentos, pode pesar a nosso favor em caso de "desempate": se o Fafe subir, e com o Vizela já promovido, são duas equipes da nossa associação a subir à segunda liga. Dará alguma vantagem as equipes de Braga no acesso ao CPP? não sabemos mas vamos investigar.
Resumindo há boas chances de conseguirmos a tão desejada subida. Vamos aguardar serenamente acreditando sempre que é possível.
Até ao fim, Carrega Pevidém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário